Espaço para troca de ideias para professores e estudantes de Arte Educação, contribuindo para a valorização por parte dos professores de arte em sua formação em Arte Educação, colaborando na reflexão e apreciação desse universo inesgotável da sala de aula, vivências, oficinas e estudos, visando o prazer no percurso para se educar na Arte, afim de despertar o desejo pelo tema e para diminuir os receios em torno dele, transformando-o em algo sedutor e mágico.
segunda-feira, 8 de março de 2010
Confaeb 2008 - Cariri-CE
O Roteiro sobre a Educação Artística redigido a partir das conclusões da Conferência Mundial sobre Educação Artística da UNESCO realizada em Lisboa em 2006 referia que era necessário ‘Criar redes de cooperação entre os Estados Membros e entre os seus respectivos sistemas de educação e de cultura, com o objectivo de basear o desenvolvimento bem sucedido da Educação Artística em actividades e alianças de cooperação’ . De facto as redes mais do que outro tipo de associação facilitam a preparação e o lançamento de projectos regionais e internacionais de educação e investigação e foi por isso que bem antes da conferência da Unesco um grupo de investigadores e professores sonhou a criação da Rede Ibero Americana de Educação Artística, sentido que construir esta rede intercontinental facilitaria a cooperação regional e a partilha de boas práticas na concretização de estratégias de Educação Artística e que poderíamos encorajar a participação e a organização dos professores de arte, a nível nacional e internacional, para que adquiram maior representatividade social e competência profissional. A construção da rede demorou sete anos, entre um primeiro congresso ibérico de educação artística em 2001 (Portugal) e um primeiro congresso ibero americano de educação artística em 2008 ( Beja, Portugal). Foi pouco a pouco ganhando forma e sustentação tentando equilibrar-se entre pólos bem diversos . Fomos abrindo o caminho para que a utopia se tornasse realidade. Agora que a rede está criada, algumas reflexão precisam de ser feitas: Como funciona a rede? Para que serve? Que vantagens tem esta rede? Como poderá continuar a partir de aqui? Qual o papel da Rede no campo da educação artística e cultural em contextos ibero americanos? Qual o papel da rede em contextos de investigação sobre educação artística e cultural? Qual o impacto da rede junto das forças que determinam políticas e práticas de educação artística e cultural?
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário