Espaço para troca de ideias para professores e estudantes de Arte Educação, contribuindo para a valorização por parte dos professores de arte em sua formação em Arte Educação, colaborando na reflexão e apreciação desse universo inesgotável da sala de aula, vivências, oficinas e estudos, visando o prazer no percurso para se educar na Arte, afim de despertar o desejo pelo tema e para diminuir os receios em torno dele, transformando-o em algo sedutor e mágico.
domingo, 6 de fevereiro de 2011
"REGISTRO DAS EXPERIÊNCIAS CULTURAIS NA ESCOLA"
Esse foi o tema principal do encontro da formação do Paralapracá de jan/2011 em Salvador-Ba. Mas o que é um registro de experiências culturais de um tempo,lugar de um povo/ na escola? É uma coletãnea de elementos da cultura comunitária e para isso, o sujeito é produtor de sua cultura ao mesmo tempo que é influenciado por ela. Ele é capaz de valorizar elementos dessa cultura e ampliar seu repertório cultural! A escola deve resgatar e compartilhar os elementos dessa cultura, para reconhece-la como uma marca da identidade da instituição, descobrindo o repertório cultural como parte do currículo, já começando na Educação Infantil! Nesse enfoque vimos conceitos como: "Cultura de multidão", "cultura comunitária", "singular", "paisagem sonora"," paisagem narrativa", "paisagem gastrônomica", "paisagens festivas", "paisagens artísticas" e "paisagens lúdicas"; todos enfocando o espaço, o acontecimento e a autoria do ato de brincar nos territórios apropriados pelas crianças. Encontram-se aí as histórias da comunidade contadas pelas pessoas, os "seres encantados do lugar", as narrativas orais, as músicas, as brincadeiras, as comidas, as festas e as produções dos artistas. Das paisagens citadas acima, quais as que mais lhe remontam a infância???
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário