quarta-feira, 3 de março de 2010

Projeto: Brinquedoteca - A arte de brincar"
















As atividades da Brinquedoteca da CABL, foram realizadas no ano de 2007, sempre adequando aos horários de funcionamento da creche e a disponibilidade das professoras. Nos horários estabelecidos, as professoras encaminhavam as crianças para o atendimento coletivo. Neste momento as crianças participantes eram orientadas a se dividirem em grupos, considerando os critérios de idade e quantidade, visando a um desenvolvimento qualitativo das atividades, para cumprirem tarefas e brincadeiras. Essa distribuição sistemática proporcionou o funcionamento satisfatório da brinquedoteca. A pedagoga, a psicóloga e a estagiária se reuniam semanalmente para planejar as atividades, confeccionar materiais ou analisar jogos e brinquedos para atingir o objetivo das atividades: os aspectos psicomotores, simbólicos, os da linguagem e o lógico-matemáticos, visando a construção do conhecimento. O aspecto afetivo-social fez parte de todas as atividades, no que diz respeito a estimular a autonomia, motivação, iniciativa e integração das crianças.

As crianças precisavam ser trabalhadas em sua concentração nas atividades, maior cooperação, diminuição do egocentrismo, maior independência nas atividades, expressão verbal e aceitação de limites. Os aspectos afetivos e sociais permearam todas as atividades realizadas na brinquedoteca, sendo trabalhados e discutidos por toda a equipe técnica. A psicóloga, teve atuação específica em relação a situações comportamentais apresentadas pelas crianças, fornecendo orientações à coordenação, professores e pais.
A brinquedoteca propiciou a liberação de energias, o fortalecimento da sociabilidade e o desenvolvimento da autonomia e da criatividade. As crianças sentiram-se acolhidas em um ambiente favorável ao lazer e à aprendizagem. Foi um de meus melhores projetos, pois senti na pele a certeza dos estudo realizados sobre a importância do Brincar!

Um comentário:

  1. amei seu projeto. estou tutora do Proinfantil e minha pc acabou de elaborar um projeto Brinquedoteca , observei uns aspectos importantes no seu e aconselhei ela a redigir . obrigada, Orozina Bessa Pontalina Goiás

    ResponderExcluir